O nosso Programa de Reabilitação Cardiovascular foi o primeiro a funcionar no norte do país. Trabalhamos para um serviço de excelência, de acordo com as normas internacionais, através de uma equipa multidisciplinar, especializada, integrando elementos das áreas de Fisiatria, Cardiologia, Psiquiatria, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Decorre em instalações e ambiente próprios, que permitem tratar os doentes com eficácia e segurança. O Programa visa a readaptação ao esforço dos doentes, e a profilaxia secundária da doença coronária, pelo controlo dos fatores de risco.
A QUEM SE DIRIGE
- Doentes com patologia isquémica (angina de peito estável, pós-enfarto, pós cirurgia cardíaca, ou intervenção percutânea).
- Doentes com patologia valvular, compensada.
- Doentes com insuficiência cardíaca.
- Doentes submetidos a transplante cardíaco.
- Doentes portadores de pacemaker, ou de cardiodesfibrilhador.
- Doentes com insuficiência arterial periférica.
- Pessoas com fatores de risco ( hipertensão arterial, diabetes, obesidade, dislipidemia, tabagismo, sedentarismo, stress), mesmo sem doença declarada.
BENEFÍCIOS
- Readaptação ao esforço (diminuição da fadiga e da dispneia - falta de ar)
- Melhoria marcada da qualidade de vida (incremento da forma física, aumento do bem-estar, da confiança, do conhecimento das suas capacidades, diminuição do stress e da depressão)
- Diminuição dos episódios de angina (aumento do limiar de angina)
- Diminuição de novos eventos coronários; menos internamentos
- Controle dos fatores de risco - Estabilização da doença aterosclerótica, ou mesmo, regressão da mesma
- Retorno mais rápido e seguro à atividade profissional e social