A "Integração Sensorial", enquanto metodologia de intervenção terapêutica, baseia-se na deteção de um ou mais défices na integração ao nível do sistema nervoso central de vários estímulos a que estamos habitualmente sujeitos, através dos nossos sentidos.
Esses défices na organização da informação recebida/sentida podem gerar dificuldades na resposta aos estímulos sensoriais, afetando o comportamento, a coordenação motora, a aprendizagem e a interação social.
Nas sessões terapêuticas, procura-se estimular essa integração de forma controlada, num ambiente pensado para oferecer e combinar diferentes estímulos, preservando a regulação, o conforto e a segurança da criança, sendo uma metodologia com esultados positivos no Autismo, na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção ou em outras Perturbações do desenvolvimento, por exemplo.
Os reflexos primitivos são padrões que são inatos e incondicionados, ou seja, todos nós nascemos com eles independentemente se temos ou não patologia.
Os reflexos primitivos são caracterizados por sequencias estereotipadas e específicas de um determinado comportamento/ação. Ajudam à organização e regulação da criança.
Quando trabalhamos a base neurológica através da integração de reflexos primitivos estamos a ajudar a que haja um processamento mais adequado consequentemente as competências funcionais estão automaticamente a ser trabalhadas. Haverá uma melhoria ao nível do processamento sensorial, memória, aprendizagem, emoções e comportamentos.
Esta modalidade é muito utilizada internacionalmente e com resultados claros multidimensionais.
Texto
Texto
Texto
Massagem modeladora, redutora que funciona como uma lipoescultura manual imediata, garantindo pele uniforme e músculos mais definidos. O tratamento regular com esta técnica garante uma silhueta perfeita e um corpo altamente modelado.
Segundo a sua criadora, a técnica proporciona diversos outros benefícios tais como: controlo do stress, diminuição da ansiedade, alívio de tensões e dores musculares, melhoria da circulação sanguínea, aumento da imunidade, redução do cansaço, eliminação de toxinas e resíduos metabólicos, redução das insónias e melhoria do sono.
O serviço de saúde domiciliar oferece atendimento especializado diretamente na casa do paciente, visando proporcionar cuidados personalizados em um ambiente familiar e confortável.
É indicado para pessoas com mobilidade reduzida, em recuperação de cirurgias, portadores de doenças crónicas ou idosos que necessitam de assistência contínua.
O principal objetivo é promover a reabilitação, melhorar a qualidade de vida e garantir a continuidade dos cuidados, respeitando as necessidades individuais de cada paciente no seu próprio lar.
A reabilitação cardíaca é um programa de tratamento multidisciplinar voltado para pacientes que sofreram eventos cardiovasculares, como enfarte, cirurgias cardíacas ou que possuem doenças cardíacas crónicas.
O objetivo é promover a recuperação, melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de novos problemas.
O programa inclui exercícios supervisionados, orientações nutricionais, controlo de fatores de risco (como pressão alta e colesterol) e apoio psicológico.
A reabilitação cardíaca visa melhorar a capacidade física, restaurar a confiança do paciente e adotar hábitos saudáveis que favoreçam a qualidade de vida e o bem-estar cardíaco.
A reabilitação respiratória é um programa terapêutico destinado a melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças pulmonares crónicas, como asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e fibrose pulmonar.
Combina exercícios físicos supervisionados, técnicas de respiração, educação sobre a doença e suporte psicológico para fortalecer a capacidade pulmonar e reduzir sintomas como falta de ar e fadiga.
O principal objetivo da reabilitação respiratória é ajudar os pacientes a recuperar a independência nas atividades diárias, melhorar a função pulmonar e promover o manejo adequado da doença, aumentando o bem-estar geral.
Especialidade Médica dedicada ao diagnóstico, prescrição e aplicação de tratamento sobre utentes com doença ou lesão, congénita ou adquirida, que lhe confere incapacidade funcional, temporária ou permanente.
Com intervenção no sentido da aquisição de competências que permitam a sua participação social e melhoramento da qualidade de vida.
Os Médicos Fisiatras tratam a Dor (aguda ou crónica), geralmente do foro musculosquelético ou por doença do sistema nervoso; sequelas de imobilismo (doença/acamamento prolongado); défices de força muscular; espasticidade; disfunções vesicais (bexiga) e intestinais; disfagia (alteração de deglutição); dificuldades de comunicação; etc.
Especialidade Médica dedicada à saúde e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Os médicos Pediatras são especialistas em diagnosticar, tratar e prevenir uma ampla variedade de condições médicas específicas dessa faixa etária, desempenhando um papel fundamental no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, assim como na promoção da saúde infantil.
Especialidade Médica dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas com o sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos). Os médicos Cardiologistas detêm o conhecimento e as ferramentas para agir de forma preventiva nos factores de risco cardiovascular (Hipertensão, Diabetes mellitus, etc.) e sobre as doenças congénitas ou adquiridas do coração, através de aconselhamento de estilo de vida, medicação ou intervenções minimamente invasivas.
Especialidade Médica que aborda patologias do tracto gastrointestinal e sistema digestivo-endócrino, que tenham ou possam vir a ter indicação cirúrgica, se não abordadas precocemente. o médico Cirurgião Geral opera orgãos abdominais, mas também faz procedimentos na parede abdominal (hérnias), lesões da pele e da mama, além do seu papel fundamental no tratamento de feridas (cirúrgicas e não cirúrgicas). Também age preventivamente, por exemplo, no tratamento da Obesidade e outras patologias adquiridas.
Especialidade Médica que aborda patologias do tracto gastrointestinal e sistema digestivo-endócrino, que tenham ou possam vir a ter indicação cirúrgica, se não abordadas precocemente. o médico Cirurgião Geral opera orgãos abdominais, mas também faz procedimentos na parede abdominal (hérnias), lesões da pele e da mama, além do seu papel fundamental no tratamento de feridas (cirúrgicas e não cirúrgicas). Também age preventivamente, por exemplo, no tratamento da Obesidade e outras patologias adquiridas.
Especialidade Médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de perturbações do pensamento, humor e comportamento que afetam crianças e adolescentes. Lida com uma variedade de questões relacionadas co ma saúde mental, nesta faixa etária, incluíndo ansiedade, depressão, perturbação de hiperactividade e défice de atenção, perturbações do desenvolvimento e outros desafios da idade pediátrica. O médico Pedopsiquiatra presta um importante acompanhamento de crianças, adolescentes e seus familiares na gestão da sua perturbação e da potenciação das suas capacidades de gestão emocional e de socialização.
Especialidade Médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões e condições relacionadas com a prática desportiva. Além de se envolver na promoção da saúde do atleta, o médico de Medicina Desportiva tem sempre em conta a potenciação do rendimento desportivo e as normas e constrangimentos específicos de cada modalidade, assegurando o respeito pelas mesmas, dentro das suas competências.