ESPECIALIDADES MÉDICAS
ESPECIALIDADES MÉDICAS:
Especialidade Médica dedicada ao diagnóstico, prescrição e aplicação de tratamento sobre utentes com doença ou lesão, congénita ou adquirida, que lhe confere incapacidade funcional, temporária ou permanente, com intervenção no sentido da aquisição de competências que permitam a sua participação social e melhoramento da qualidade de vida.
Os Médicos Fisiatras tratam a Dor (aguda ou crónica), geralmente do foro musculosquelético ou por doença do sistema nervoso; sequelas de imobilismo (doença/acamamento prolongado); défices de força muscular; espasticidade; disfunções vesicais (bexiga) e intestinais; disfagia (alteração de deglutição); dificuldades de comunicação; etc.
Especialidade Médica dedicada à saúde e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Os médicos Pediatras são especialistas em diagnosticar, tratar e prevenir uma ampla variedade de condições médicas específicas dessa faixa etária, desempenhando um papel fundamental no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, assim como na promoção da saúde infantil.
Especialidade Médica dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas com o sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos).
Os médicos Cardiologistas detêm o conhecimento e as ferramentas para agir de forma preventiva nos factores de risco cardiovascular (Hipertensão, Diabetes mellitus, etc.) e sobre as doenças congénitas ou adquiridas do coração, através de aconselhamento de estilo de vida, medicação ou intervenções minimamente invasivas.
Especialidade Médico-cirúrgica que aborda patologias do tracto gastrointestinal e sistema digestivo-endócrino, que tenham ou possam vir a ter indicação cirúrgica, se não abordadas precocemente. O médico Cirurgião Geral opera orgãos abdominais, mas também faz procedimentos na parede abdominal (hérnias), lesões da pele e da mama, além do seu papel fundamental no tratamento de feridas (cirúrgicas e não cirúrgicas).
Também age preventivamente, por exemplo, no tratamento da Obesidade e outras patologias adquiridas.
Especialidade Médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões e condições relacionadas com a prática desportiva.
Além de se envolver na promoção da saúde do atleta, o médico de Medicina Desportiva tem sempre em conta a potenciação do rendimento desportivo e as normas e constrangimentos específicos de cada modalidade, assegurando o respeito pelas mesmas, dentro das suas competências.
A Otorrinolaringologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao ouvido, nariz e garganta, além de estruturas associadas como seios da face, laringe e pescoço.
O médico otorrinolaringologista trata condições como infecções de ouvido, sinusites, desvio de septo, distúrbios da audição, ronco e apneia do sono, rouquidão, tontura e zumbido.
VALÊNCIAS TÉCNICAS
A fisioterapia é a valência técnica responsável pela execução de tratamentos e intervenções com vista à recuperação do movimento, prevenção de lesões e desenvolvimento de estratégias de compensação, com o objectivo de optimizar a função de cada indivíduo. Pela sua natureza, deverá trabalhar em estreita colaboração com o Fisiatra (Médico de Medicina Física e de Reabilitação), fazendo parte da equipa multiprofissional que este lidera.
Um bom fisioterapeuta domina técnicas manuais (cinesiterapia e massoterapia, p.e.) e exercícios terapêuticos para promover a reabilitação, aliviar dores, melhorar a mobilidade e restaurar a função física, podendo diferenciar-se em áreas como reabilitação desportiva, musculosquelética, do pavimento pélvico, etc.
A Terapia Ocupacional atua perante lacunas ao nível das competências motoras, cognitivas, sensório-percetivas e psico-sociais que afetem a independência e autonomia da criança e do adulto no dia-a-dia.
No contexto pediátrico, avalia e intervém nas ocupações da criança através do brincar. Assim, proporciona, de forma lúdica, os desafios, experiências e oportunidades adequadas para desenvolver as competências que permitam colmatar as suas dificuldades.
Na reabilitação do adulto, aborda, mais frequentemente, as capacidades perdidas no contexto da lesão, a sua reaquisição e, idealmente, autonomia, sobretudo nas actividades de vida diária e actividades de vida diária instrumental.
Em ambas as populações, é capaz, ainda de avaliar e adaptar os diferentes contextos em que se insere a pessoa, assim como fornecer estratégias à família/cuidadores e/ou professores para potenciar a sua participação e envolvimento.
A Terapia da fala é uma área da saúde voltada para a prevenção, avaliação e tratamento de distúrbios relacionados com a comunicação (fala, linguagem e audição) e alimentação (processamento e deglutição de alimentos).
O terapeuta da fala faz parte da equipa e trabalha com várias especialidades médicas (Fisiatria, Pediatria e ORL, por exemplo) e não médicas (Psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, etc.), para tratar pessoas de todas as idades, com patologia aguda ou crónica, temporária ou permanente, no sentido de promover a habilitação ou reabilitação completa da função ou na implementação e treino de medidas compensatórias, que auxiliem na função.
O objectivo final é auxiliar os seus utentes na obtenção de uma comunicação e alimentação eficazes, com impacto na melhoria da sua qualidade de vida.
A Psicologia Clínica e da Saúde do Adulto avalia, diagnostica e intervém sobre a patologia e as suas repercussões emocionais, comportamentais e/ou cognitivas, através de diferentes abordagens e técnicas, tal como é a psicoterapia e o apoio psicológico.
Assim, a consulta pretende ser um espaço de diálogo, de exploração, de reflexão, de libertação e mudança pessoal, cujo objetivo último é promover a tomada de consciência, o bem-estar psíquico e relacional dos indivíduos, a autonomia e empoderamento pessoal.
A Psicologia Infanto-Juvenil foca-se na avaliação, diagnóstico e intervenção junto de crianças e adolescentes, considerando as especificidades do seu desenvolvimento emocional, cognitivo, social e comportamental.
As consultas são orientadas para a criação de um espaço terapêutico seguro, que favoreça a expressão e compreensão das emoções, promovendo competências adaptativas e de autorregulação. Este processo inclui, sempre que pertinente, a colaboração com os cuidadores, escola e outros contextos significativos, de forma a garantir uma abordagem integrada.
O principal objetivo é a promoção do bem-estar emocional, da autoestima, da autonomia e do desenvolvimento saudável, prevenindo dificuldades futuras e potenciando o crescimento pessoal.
A Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e seus efeitos no organismo, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.
O nutricionista é o profissional responsável por avaliar as necessidades nutricionais de cada indivíduo, considerando fatores como idade, estilo de vida, condições de saúde e objetivos pessoais, como perda de peso ou ganho de massa muscular.
Através da orientação de uma alimentação equilibrada e personalizada, o nutricionista ajuda a promover hábitos alimentares saudáveis, garantir o equilíbrio de nutrientes essenciais e otimizar o bem-estar físico e mental.
A sua integração em equipas multiprofissionais de saúde, enriquece a intervenção de outros membros (médicos e terapeutas), muitas vezes, pela oferta de alternativas mais interessantes ou adequadas para o utente, que mantenham o valor nutricional desejado.
A Podologia é a área da saúde especializada no cuidado dos pés, focada na prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações e doenças que afetam essa região, como calos, unhas encravadas, micoses, verrugas e outras patologias.
O podologista utiliza técnicas específicas e equipamentos adequados para tratar as condições dos pés, aliviando dores e desconfortos, além de promover a saúde geral dos pés. Também orienta sobre cuidados diários e realiza tratamentos preventivos, sendo especialmente importante para pessoas com doenças como diabetes, que exigem atenção especial aos pés para evitar complicações.
SERVIÇOS
A Integração Sensorial, enquanto metodologia de intervenção terapêutica, baseia-se na deteção de um ou mais défices na integração ao nível do sistema nervoso central de vários estímulos a que estamos habitualmente sujeitos, através dos nossos sentidos.
Esses défices na organização da informação recebida/sentida podem gerar dificuldades na resposta aos estímulos sensoriais, afetando o comportamento, a coordenação motora, a aprendizagem e a interação social.
Nas sessões terapêuticas, procura-se estimular essa integração de forma controlada, num ambiente pensado para oferecer e combinar diferentes estímulos, preservando a regulação, o conforto e a segurança da criança, sendo uma metodologia com resultados positivos no Autismo, na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção ou em outras Perturbações do desenvolvimento, por exemplo.
Os reflexos primitivos são padrões de resposta inata e incondicionada a um estímulo, ou seja, que nascem conosco.
São caracterizados por sequências ou acções estereotipadas e específicas, que desempenham um papel na organização e regulação do comportamento da criança.
Quando trabalhamos a integração dos reflexos primitivos estamos a potenciar o processamento sensorial, a memória e aprendizagem e o controlo das emoções e comportamentos.
Sendo, ainda, pouco divulgada em Portugal, é uma modalidade de intervenção que tem vindo a demonstrar bons resultados noutros países.
Massagem modeladora, redutora que funciona como uma lipoescultura manual imediata, garantindo pele uniforme e músculos mais definidos. O tratamento regular com esta técnica garante uma silhueta perfeita e um corpo altamente modelado.
Segundo a sua criadora, a técnica proporciona diversos outros benefícios tais como: controlo do stress, diminuição da ansiedade, alívio de tensões e dores musculares, melhoria da circulação sanguínea, aumento da imunidade, redução do cansaço, eliminação de toxinas e resíduos metabólicos, redução das insónias e melhoria do sono.
O Pilates Clínico é uma evolução do método de Pilates, que constitui uma abordagem terapêutica ajustada a populações com condições específicas de saúde, como, por exemplo, na dor lombar. Uma sessão de Pilates Clínico decorre sob a orientação de um fisioterapeuta certificado, que ajusta os exercícios às necessidades individuais de cada paciente.
Tal como no Pilates, o objetivo principal é a ativação e condicionamento da musculatura do "core", mas o trabalho na correção postural, controlo da respiração e tonificação muscular são partes essenciais de uma intervenção completa.
O serviço de saúde domiciliar oferece atendimento especializado diretamente na casa do paciente, visando proporcionar cuidados personalizados num ambiente familiar e confortável. É indicado para pessoas com mobilidade reduzida, em recuperação de cirurgias, portadores de doenças crónicas ou idosos que necessitam de assistência contínua.
O principal objetivo é promover a reabilitação, melhorar a qualidade de vida e garantir a continuidade dos cuidados, respeitando as necessidades individuais de cada paciente no seu próprio lar.
A reabilitação cardíaca e prevenção de factores de risco cardiovascular é um programa de tratamento multidisciplinar dirigido às pessoas que sofreram algum evento cardiovascular (enfarte, p.e.), sejam portadoras de doenças cardíacas crónicas (insuficiência cardiaca, valvulopatia, etc.) ou que apresentem outras doenças ou comorbilidades (Hipertesão arterial, Diabetes mellitus, excesso de peso, etc.) que contribuam para o risco de doença cardíaca.
O objetivo é prevenir esses eventos, quando possível, sejam um primeiro episódio ou uma recorrência, através de uma intervenção integrada e supervisionada do exercício físico, nutrição e hábitos comportamentais.
Não se trata, "apenas", de promover a recuperação e melhorar a função do coração, mas também de melhorar a capacidade física, restaurar a confiança e auto-estima da pessoa e facilitar a adopção de hábitos saudáveis que favoreçam a qualidade de vida e a participação na sociedade.
A reabilitação respiratória é um programa terapêutico destinado a melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças pulmonares crónicas, como asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e fibrose pulmonar.
Combina exercícios físicos supervisionados, técnicas de respiração, educação sobre a doença e suporte psicológico para fortalecer a capacidade pulmonar e reduzir sintomas como falta de ar e fadiga.
O principal objetivo da reabilitação respiratória é ajudar os pacientes a recuperar a independência nas atividades diárias, melhorar a função pulmonar e promover o manejo adequado da doença, aumentando o bem-estar geral.
O Programa Música para os meus Sentidos visa promover o desenvolvimento emocional, cognitivo e comunicativo das crianças.
Através de atividades musicais cuidadosamente planeadas, utilizamos o som, a melodia e o ritmo como ferramentas de expressão, interação e regulação emocional.
Este programa é especialmente eficaz para crianças com dificuldades de linguagem, problemas de comportamento, desafios emocionais ou aqueles que necessitam de apoio na socialização e desenvolvimento da comunicação.
As sessões são adaptadas às necessidades individuais de cada criança, proporcionando um ambiente seguro e estimulante onde a música se torna um canal para melhorar a expressão pessoal, fortalecer a autoestima e apoiar o desenvolvimento global.
As sessões podem incluir atividades como cantar, tocar instrumentos simples, improvisação musical e outras práticas que favorecem a comunicação e a expressão emocional e corporal.